Acreditação Hospitalar – Como usar a tecnologia a seu favor no processo

Acreditação hospitalar

O que é acreditação hospitalar?

A acreditação hospitalar é um método de avaliação dos serviços de saúde que visa assegurar a qualidade e a segurança assistencial. Seu papel é justamente padronizar processos e exigir deles o nível de excelência necessário para atendimentos mais seguros e gestão otimizada. Dentre vários objetivos, destaca-se a redução das probabilidades de erros nos processo de atendimento ao paciente, assim como a diminuição dos custos desnecessários aos serviços de saúde.

A acreditação hospitalar tem ainda a função de otimizar a utilização de insumos, aumentar a produtividade dos profissionais, e desenvolver o entendimento estratégico, tendo como meta a melhoria da qualidade do atendimento.

Como aderir ao processo de acreditação hospitalar?

De forma prática e resumida, para aderir ao processo de acreditação hospitalar em sua instituição, alguns pontos precisam ser considerados:

  • Estar constituída há mais de um ano;
  • Ter alvará de funcionamento e todas as licenças sanitárias;
  • Organizar a equipe interna e eleger um responsável pelo processo;
  • Escolher uma entidade credenciadora para a certificação;

Para um bom desempenho a tecnologia pode ser utilizada a seu favor.

Atualmente, inúmeras possibilidades são oferecidas pela tecnologia, e cabe a cada organização definir quais são as inovações ideais para aprimorar as suas atividades, ampliar a excelência oferecida aos pacientes e se adequar aos critérios de acreditação hospitalar. A tecnologia, por exemplo, permite que seja possível fazer o monitoramento em tempo real dos dados críticos da sua operação. Outras ferramentas que auxiliam no processo de certificação são o ERP (Enterprise Resource Planning), e o PEP  (Prontuário Eletrônico do Paciente).

Durante o processo de avaliação do serviço de saúde, além de práticas que garantem a segurança dos pacientes, itens como softwares de gestão também são analisados. São eles os responsáveis pela organização das informações e por garantir o fluxo interno de dados dos pacientes. 

As soluções tecnológicas agilizam e padronizam processos, garantindo maior eficiência ao serviço de saúde. Listamos abaixo algumas das principais certificações e acreditações existentes no mercado:

  • Accreditation Canada;
  • HIMSS;
  • ONA;
  • JCI;
  • QMentum.
Acreditação hospitalar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.