NotíciasConheça os maiores desafios da interoperabilidade na saúdeinteroperabilidade na saúde O que é a interoperabilidade na saúde? Muito mais do que um conceito, a interoperabilidade é essencial para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade das comunicações, seja no atendimento médico ou em outras esferas. Um exemplo de como a interoperabilidade na Saúde pode ser empregada é pela integração entre sistemas relativos aos prontuários dos pacientes e atestados. No setor de Saúde, a interoperabilidade tem uma importância estratégica. Dados relativos ao mês de junho/2021 mostram que há 43,2 milhões de usuários em planos de assistência médica. Houve um crescimento de mais de 620 mil usuários entre janeiro e junho. Esse número é um exemplo do potencial de crescimento do setor, e as empresas buscam ganhar competitividade para conquistar espaço nesse mercado. Por isso, tornar seus processos mais eficientes e eficazes é uma prioridade, sendo a interoperabilidade um dos caminhos para promover esse aperfeiçoamento. Mesmo com todos os benefícios, a implementação não é algo simples, por isso, hoje, apresentamos os maiores erros e desafios na interoperabilidade na saúde. Vamos ver? indicadores de interoperabilidade; Escolha das tecnologias Para que a implementação desta nova modalidade seja eficiente, é essencial contar com soluções e softwares adequados, capazes de atender às exigências clínicas e administrativas de cada empresa ou profissional. Por isso, tenha sempre em mente a contratação de um parceiro que tenha cases bem sucedidos. Vocabulário Terminológico Da Medicina A implementação da interoperabilidade gera alguns desafios para os gestores de instituições de saúde. Sua primeira missão é ter uma linguagem que se comunique com todas as áreas, mas essa missão torna-se difícil uma vez que o universo terminológico da medicina é imenso. Padronizar a terminologia na documentação clínica, coopera para uma atendimento do caso do paciente a nível universal. Treinamento De Profissionais Toda a tecnologia e automatização de processos requer uma equipe qualificada e que tenha conhecimento sobre a utilização de forma correta de todos os softwares e plataformas. Por isso, é necessário investimento em treinamento de todos os profissionais envolvidos. Certificação sobre a segurança de informações médicas Ao armazenar, centralizar e compartilhar dados de saúde, todas as informações devem ser asseguradas e protegidas. A segurança da informação do paciente é uma pauta muito em alta desde a introdução de novas tecnologias na medicina. Atualmente, além dos padrões já estabelecidos, em 2020, a LGPD entrou em vigor, prezando pela confidencialidade, integridade e disponibilidade desses dados. Independente dos desafios, fica claro que investir na interoperabilidade é uma decisão que traz diversos benefícios, para o hospital e instituições, médicos, equipe hospitalar e principalmente para o paciente que está no centro de todo desenvolvimento de tecnologia em saúde. Ela torna o atendimento mais satisfatório para o paciente e otimiza todo o trabalho dentro da instituição. ... Saiba mais...Telemedicina regulamentada. Você está preparado?Projeto que regulamenta a telemedicina é aprovado pela câmara de Deputados. O Projeto de Lei 1998/20 agora depende da aprovação do senado. Na noite desta quarta-feira (27) A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza e define um conceito para a prática da telemedicina, abrangendo todas as profissões regulamentadas da área da saúde. O reflexo da pandemia A pandemia ocasionada pelo corona vírus (SARS-CoV-2) implicou na tomada de diversas medidas provisórias pelo governo federal, sendo uma delas a Lei 13.989/2020, que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar a crise em decorrência a pandemia. Sendo essa uma das ações tomadas na área da saúde para combater a proliferação do vírus. Atendimento por telemedicina Apesar disso, essa lei é de caráter excepcional, ou seja, quando a pandemia chegar a seu fim também deixará de ser efetiva. Porém devido aos impactos que essa lei proporcionou a sociedade enquanto está em vigor, tornou-se explícita a necessidade de incorporar as práticas de telemedicina ao escopo “tradicional” de atendimento médico que até então se conhecia. E é por isso que o Projeto de Lei 1998/20 que prevê a regulação da telemedicina no Brasil. Mas afinal, o que é telemedicina? A telemedicina – uma área da telessaúde – é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde. Esse processo ocorre por meio de tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Essa troca de informações acontece através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet. Telessaúde remoto Através da possibilidade de se romper as barreiras de deslocamento físico, a telemedicina surge como um importante suporte para a medicina tradicional. Levando a locais distantes o apoio de profissionais qualificados, de forma rápida, simples e eficiente. Somado aos grandes avanços da tecnologia, os conceitos emergentes de Internet 3.0 e 4.0, além dos diversos dispositivos de captação de dados e configurações tecnológicas , ela pode eventualmente monitorar as condições de saúde do indivíduo remotamente e intervir quando detectar que algo está errado. E você, já está preparado para a nova era do atendimento médico?... Saiba mais...OPEN HEALTH: Porque o conceito pode ser um divisor de águas na saúde?Já lidamos e podemos ver os grandes resultados que a integração de dados dos pacientes dentro de uma mesma instituição de saúde proporciona a fim de um atendimento mais qualificado, individualizado e humanizado. Agora você já imaginou permitir que um paciente tenha seus dados de saúde acessíveis de forma integrada, independente da rede de hospitais, medicina diagnóstica ou clínica que ele tenha passado? Pois bem, essa descrição é o que propõe o “Open Health” e esse conceito promete ser um divisor de águas no setor da saúde. Open Health O que é Open Health? Se trata de um complexo de registros de saúde eletrônicos, compartilhados entre várias instituições médicas e planos de saúde com a permissão antecipada do paciente; Alergias;Histórico familiar;Imagens médicas;Dados de imunização;Registros de internação;Informações de contato;Uma lista de medicamentos;Informações do seguro saúde;Informações sobre quaisquer condições ou doenças prévias;Informações sobre quaisquer cirurgias ou procedimentos realizados; As autoridades já se posicionaram: Recentemente o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo estuda editar uma medida provisória ainda este ano para criar um sistema de “Open Health” inspirado na plataforma de “Open Banking”. De acordo com artigo publicado pela Saúde Business, “a regulação do Open Health possibilita a integração da cadeia de saúde de forma segura (criptografada), abrangente e com o consentimento total do usuário. Ter acesso online às informações clínicas dos pacientes, na hora certa, de maneira padronizada e com impacto direto na decisão clínica é a lógica do Open Health. Além disso, esse compartilhamento pode gerar uma abundante variabilidade de acessos, com uma ilimitada oferta de modelos e custos de atendimento. Em outras palavras, Open Health permitirá que cada pessoa possa criar sua própria plataforma de serviços médicos”. Mas e na prática? Imagine a seguinte situação: Você viaja e precisa de atendimento médico em outra cidade. Através do Open Health, a equipe local poderá ter acesso aos seus dados e identificar se existe restrição a algum medicamento ou alergia, ou alguma outra informação relevante, evitando assim uma possível complicação. Tudo isso porque esse conceito oportuniza o compartilhamento dos registros eletrônicos de saúde, tanto dos atendimentos do sistema único de saúde, o SUS, quanto os privados e de operadoras de planos de saúde. Open health veio para ficar? Ainda é cedo para sabermos como tudo será implementado em nosso País ou quais tecnologias farão parte desse processo, mas uma coisa é certa: o Open Health é inevitável. Desde já podemos ver a interoperabilidade e compartilhamento de dados clínicos avançando nos próximos anos, o que não avançou em meio século. É o paciente no centro do diagnóstico! Open Health... Saiba mais...Atendimento + TecnologiaO USO DA TECNOLOGIA PODE MELHORAR A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE? Atendimento médico A tecnologia tem se provado cada vez mais necessária para a humanidade e, depois da pandemia, principalmente para o âmbito da medicina. O uso de ambientes virtuais, por exemplo, pode facilitar o trabalho do médico, a experiência do paciente e a relação de ambos, sem perder a humanização do atendimento, um dos pilares da relação médico-paciente. A humanização do serviço pode vir através de uma equipe integrada que dá suporte ao paciente durante todo seu contato, não limitando a apenas um profissional de saúde. Além disso, a possibilidade de acessar o histórico do paciente por meio do seu prontuário eletrônico possibilita uma consulta mais produtiva e propícia para engajar o paciente no autocuidado, uma vez que ele pode enxergar uma boa experiência na sua jornada digital com médicos e instituições de saúde Agora fica a pergunta: você tem humanizado os seus serviços através do uso da tecnologia? Atendimento médico... Saiba mais...Recepção Hospitalar – A Linha De Frente De Um HospitalRecepção hospitalar O atendimento, pode ser a porta de entrada ou de saída dos seus pacientes. A recepcionista hospitalar é parte integrante de uma equipe de saúde de alta performance. Afinal, é por meio da recepção que ocorre o primeiro contato dos pacientes com o hospital. O atendimento prestado faz toda a diferença para a conquista e a fidelização dos clientes, além de ditar se a reputação da instituição de saúde será positiva ou negativa. Além disso, gestores, médicos e colaboradores contam com o trabalho da recepcionista em diversos processos. Por sua vez, todas essas atividades são importantes para o pleno funcionamento do espaço e bem-estar do paciente. Recepção hospitalar E como facilitador desse processo, a digitalização já começou a impactar o atendimento hospitalar, trazendo o conceito de Hospital Digital. E já está transformando toda a forma de gerir a organização, aliás acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo e a vida das pessoas. Por isso, informatizamos todos os processos possíveis, para que o profissional, ao tocar o paciente, possa ser apenas outro ser humano. ... Saiba mais...O Diferencial do Atendimento Médico HumanizadoAtendimento médico humanizado As consequências dos avanços tecnológicos O mundo pós globalização se desenvolveu em muitos aspectos, sendo que um dos principais avanços foi referente a tecnologia e automatização de processos. Nesse cenário a praticidade da tecnologia se tornou habitual, e um atendimento mais próximo e e empático ao consumidor, ou nesse caso paciente, se tornaram um diferencial importante na hora de atender. Fundamentos de um atendimento humanizado Respeitar a individualidade de cada um; Tratar cada paciente de forma individualizada e única; Esclarecer cada procedimento e conduta a ser aplicada; Atentar-se em levar em consideração o estado emocional de todos os envolvidos no quadro.Cumprimentar, chamar pelo nome e escutar o paciente, independente do estado em que ele se encontra; Levar informações periódicas ao paciente e aos familiares de forma explícita quanto ao quadro geral e resultados obtidos; Dispender atenção e empatia com o caso, transmitindo confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; Atendimento médico humanizado O Atendimento Humanizado dentro da realidade médica Quando falamos no conceito de um atendimento humanizado, muitas dúvidas ou mal entendidos podem surgir por se tratar de algo subentendido no cotidiano do ser humano, porém muito além do que apenas empatia, o atendimento humanizado é composto por diversos aspectos. Os principais pontos de um atendimento humanizado são: Nós da G2i acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo e a vida das pessoas. Por isso disponibilizamos tecnologias para conectar pessoas a uma vida saudável. Dessa forma o profissional da saúde, ao tocar o paciente, possa ser realmente respeitado como apenas outro ser humano.... Saiba mais...