Você está visualizando atualmente O que são Protocolos Assistenciais e quais os benefícios para a sua instituição de saúde?

O que são Protocolos Assistenciais e quais os benefícios para a sua instituição de saúde?

Protocolos assistenciais podem ser denominados como um pacote de medidas adotadas para a melhor condução do caso do paciente. É um processo de atendimento realizado por profissionais de saúde de forma a padronizar seus diversos componentes. Esse processo geralmente é de elevada complexidade incluindo múltiplas decisões em cada etapa, baseadas nas diretrizes internacionais – os guidelines – buscando a melhor conduta, o melhor desfecho e o uso coerente dos recursos de saúde.
As instituições de saúde vem buscando a implementação dos protocolos para direcionar o atendimento com tomadas de decisões seguras, assertivas, condutas direcionadas e menor impacto financeiro. Ou seja, buscam padronização, mas sem deixar de reconhecer os múltiplos cenários que um mesmo tópico pode ofertar e que requerem adaptação dentro de limites pré-determinados.
O uso dos protocolos tendem a aprimorar a assistência, favorecer o uso de práticas cientificamente sustentadas, minimizar a variabilidade das informações e condutas entre os membros da equipe de saúde e estabelecer limites de ação e cooperação entre os diversos profissionais.

Como implementar protocolos na sua instituição de saúde?

As etapas para a construção e implementação de um protocolo compreendem:

  • Investigar quais práticas clínicas precisam ser padronizadas: nesta fase identifique e estruture as principais dúvidas em relação ao cuidado.
  • Definir qual a necessidade do protocolo denotando característica científica do documento: identifique e sintetize a melhor evidência disponível.
  • Contextualizar a problematização: Levante dados sobre a prevalência da população, possíveis complicações de diagnóstico, diferentes tratamentos, condutas e desfechos.
  • Construir o protocolo assistencial;
  • Implementar a evidência;
  • Avaliar os resultados;

A Plataforma Zurich dispõe de inteligência sinalizando o paciente desde o momento da sua inclusão nos protocolos institucionais. Desta forma, o atendimento se torna prioritário, a equipe assistencial direciona seus esforços para atender em tempo hábil, corroborando com as melhoras evidências científicas.

Dentre as diversas funcionalidades a geração de dados e indicadores auxilia o gestor na análise de sua unidade de negócio, na melhor tomada de decisão, elaboração de planos de ações e também no direcionamento do trabalho em equipe.

O que não é medido não é gerenciado e estamos disponíveis para te ajudar.

Acesse nosso site e agende uma demonstração com um de nossos consultores e saiba mais.

Deixe um comentário